top of page
  • Facebook Ana Paula Braun Odontologia
  • Instagram Ana Paula Braun Odontologia
  • Localização Ana Paula Braun Odontologia
Grafismo Ana Paula Braun Dentista
  • Foto do escritorAna Paula Braun

Ainda tem alguma dúvida sobre o clareamento dentário?

Neste post eu apresento 7 curiosidades sobre este tratamento estético que pode te trazer resultados INCRÍVEIS.

alguma dúvida sobre o clareamento dentário?

Já apresentei em outro post o tratamento clareador que realizo em meu consultório e agora vou esclarecer algumas dúvidas que aparecem no dia a dia dos meus atendimentos clínicos.


1. Existe diferença na concentração dos produtos utilizados para clarear os dentes?

Sim. Existem diversas concentrações de géis clareadores. E cada concentração está indicada para situações diferentes de tratamento. No clareamento em consultório é aplicado um gel com maior concentração e por isto o resultado é mais rápido. Já o clareamento com utilização de moldeiras, que o paciente aplica o gel e realiza em casa o tratamento, a concentração do gel é menor. Existem indicações para cada um dos tipos destes tratamentos, mas posso te dizer que quanto maior a concentração do gel maior a chance de haver alguma sensibilidade durante o tratamento.



2. O gel clareador não clareia próteses (facetas, cerâmicas, resinas) ou restaurações.

O gel atua somente sobre o esmalte dentário que deve estar limpo e saudável. Restaurações em resina, facetas ou próteses de porcelana não terão sua cor modificada com o clareamento. Na consulta inicial eu já esclareço e ressalto essa questão para que meu paciente não seja pego de surpresa.


O planejamento e o registro com fotos e escala de cores do andamento do tratamento é importante para avaliar o antes e o depois. Para então, quando atingimos o resultado desejado, recomendar a substituição das restaurações ou próteses caso se perceba a diferença na cor.


O gel clareador não clareia próteses ou restaurações.

3. Pode haver alguma sensibilidade durante o tratamento?

Sim. Pode haver sensibilidade durante o clareamento. A sensibilidade pode estar relacionada com a concentração do gel clareador e isto pode ser ajustado pelo dentista. Pode haver também retrações gengivais com a exposição da dentina (a segunda camada do dente). Como alternativa se realiza a aplicação de dessensibilizantes no consultório e a escovação com cremes dentais que reduzem a sensibilidade.


Eu avalio e oriento cada situação para que no final do tratamento não haja mais sensibilidade. O planejamento auxilia muito nestes casos.


4. O clareamento dental enfraquece os dentes?

A verdade é que o clareamento dental NÃO enfraquece os dentes. O clareamento consiste em uma reação química na qual o gel clareador age no pigmento dos dentes. Então, não há ação de abrasivos, nem desgaste dentário. Existem concentrações diferentes de gel clareador que podem ser utilizadas. O clareamento é considerado um tratamento estético seguro e não invasivo que proporciona resultados muito satisfatórios.


5. Existem diversas maneiras de realizar o clareamento dental?

Sim. Existe o Clareamento Dental Caseiro ou com Moldeiras, no qual a maior parte do tratamento é realizado com a utilização de moldeiras individuais e agente químico clareador. O paciente aplica o gel clareador na moldeira e realiza o clareamento seguindo as orientações dentro da sua rotina diária, é muito prático e confortável.



O paciente ainda pode optar pelo Clareamento Dental em Consultório, neste caso eu seleciono um agente clareador mais potente e aplico diretamente sobre os dentes. O resultado pode ser obtido em uma ou mais consultas. Podemos também combinar as duas técnicas para atingir resultados mais rápidos e duradouros. Tudo depende de uma avaliação e do planejamento de cada tratamento.


6. Os cremes dentais clareadores funcionam?

Os cremes dentais clareadores são pouco efetivos para promover mudanças significativas na cor dos dentes. Eles só conseguem fazer uma remoção superficial de manchas extrínsecas, aquelas que ficam na superfície dentária e são provocadas por alimentos e bebidas pigmentantes. Isso acontece por que o peróxido, substância geralmente usada para promover o clareamento, está disponível em uma concentração de cerca de 2% nos cremes – enquanto nos géis clareadores ela varia podendo chegar a 35%, alto o bastante para agir na pigmentação intrínseca, que está na estrutura interna do dente. Então, cuidado! Não caia numa fria!


Para saber o que é mais indicado para você entre e contato e para marcar uma consulta de avaliação.


7. Pode-se consumir alimentos e bebidas com corantes durante o tratamento?

A verdade é que alimentos e bebidas com corantes podem ser consumidos durante a realização do clareamento dentário sem prejuízos ao tratamento. Um estudo clínico foi realizado para avaliar esta questão. Rezende et al 2013, Clinical Effects of Exposure to Coffee During At- home Vital Bleaching, Operative Dentistry, 2013 38 - 6.


Nesta pesquisa os autores chegaram à conclusão que a exposição ao café durante o clareamento não parece afetar o grau de clareamento e a sensibilidade dentária.


Mas sabemos que os alimentos e bebidas com pigmentos ocasionam manchas extrínsecas que deverão ser removidas através da profilaxia caso se acumularem na superfície dentária. Então, não são proibidos, mas vale ter cautela já que não queremos que os dentes fiquem manchados novamente.


Ficou com mais alguma dúvida ainda?


Agende uma consulta e venha conhecer meu consultório e a maneira INCRÍVEL que abordo as questões estéticas e realizo os procedimentos.




48 visualizações

Comments


Whatapp Dentista Ana Paula Braun
bottom of page