top of page
Grafismo Ana Paula Braun Dentista
Foto do escritorAna Paula Braun

Como está a sua impressão sobre a cor de seus dentes?

Atualizado: 25 de ago. de 2021



Você já viu aquele dente branquinho e pensou: "Também quero!"


Eu poderia já conversar com vocês sobre as técnicas de clareamento que existem e quais eu confio e uso no consultório. Mas acredito que primeiro vale uma reflexão sobre estes novos parâmetros de “brancura” que existem por aí.


Então... existem muitos padrões de beleza ligados aos dentes e ao sorriso atualmente e como tudo que está ligado a odontologia e a medicina, de forma geral, precisamos ter muito cuidado e respeitar sempre os aspectos biológicos de cada indivíduo. Neste sentido, eu gostaria de ir um pouco além… devemos respeitar também os aspectos individuais de percepção de estética de cada indivíduo. Mas, como assim? É muito simples e posso ser bem clara e direta com vocês: algumas pessoas não percebem como um problema os seus dentes possuírem uma coloração mais amarelada. Pronto, falei!


Aqui no meu consultório o paciente vai ficar sempre muito à vontade para solicitar ou não um clareamento dental. E claro, sempre irei mostrar e orientar de maneira que a decisão e desejo de mudança sejam de forma natural e espontânea e principalmente solicitada pelo próprio paciente.


1. Existe algo no seu sorriso que lhe incomoda?

2. Você tem desejo de mudar algo em seu sorriso?

3. O que você gostaria de mudar em seu sorriso ou dentes?


E respondendo estas perguntas podemos iniciar um planejamento estético ou não. E este tratamento estético pode envolver o clareamento dental (vou falar em outro post sobre outros tratamentos estéticos em odontologia).


O clareamento dental é um tratamento não invasivo quando comparado com outros tratamentos como facetas e lentes de porcelana (também é um tema para outro momento).



Como é realizado o clareamento no meu consultório?


Sempre iniciamos pela consulta inicial, aquela que envolve toda a avaliação detalhada das condições clínicas da cavidade oral do paciente. Certamente precisaremos realizar uma profilaxia prévia ao início do clareamento, pois as superfícies dentárias devem estar limpas e lisas para a ação do produto clareador.


Nesta mesma consulta já podemos realizar a moldagem para confecção da moldeira individual caso o paciente opte pelo clareamento com moldeiras.



Existem dois tipos de clareamento dental:


O Clareamento Dental Caseiro ou com Moldeiras, no qual a maior parte do tratamento é realizado com a utilização de moldeiras individuais e agente químico clareador. Na consulta inicial já consigo saber qual agente clareador está indicado para o paciente. Existem diferentes agentes químicos clareadores e diferentes concentrações destes agentes e eu escolho para cada caso seguindo critérios bem específicos. O paciente aplica o gel clareador na moldeira e realiza o clareamento seguindo minhas orientações dentro da sua rotina diária é muito prático e confortável. Seguimos com consultas de acompanhamento individualizado que são programadas de acordo com a complexidade do tratamento. Todo o tratamento é registrado através de fotografias o que nos garante muita segurança no resultado.


O paciente ainda pode optar pelo Clareamento Dental em Consultório, neste caso eu seleciono um agente clareador mais potente e aplico diretamente sobre os dentes. O resultado pode ser obtido um uma ou mais consultas.


Em ambos os casos eu acompanho a sensibilidade que pode acontecer aplicando dessensibilizantes. Podemos também combinar as duas técnicas para atingir resultados mais rápidos e duradouros.


Todas as etapas das técnicas são explicadas com detalhes na consulta inicial. Fique muito tranquilo que tenho muita experiência na realização destes procedimentos e saberei bem indicar a técnica que se adapta melhor ao seu sorriso e as suas expectativas.



Venha conhecer o meu programa de prevenção e alcançar a saúde bucal plena.




bottom of page