O teu dentista está dando atenção para isto?
Você sabe o que ganha realizando uma boa higiene bucal?
E se eu te disser que você economiza tempo e dinheiro com isso?
Bom, este post vai te dar dicas de como escolher a escova dental perfeita para você, além de esclarecer algumas dúvidas mais comuns que aparecem no meu consultório quanto a utilização do fio dental.
Mas primeiro quero apresentar pelo menos 4 benefícios de manter a sua higiene bucal adequada. Eu poderia citar mais, mas acredito que serão suficientes para te convencer.
1. Saúde
Item principal e essencial que eu insisto muito com os pacientes e em todos os meus posts. Saúde, saúde, saúde e mais saúde!
2. Tempo
Nosso maior bem. Nada paga o nosso tempo e manter a higiene bucal da forma adequada certamente vai reduzir as necessidades de tratamentos odontológicos.
3. Economia
É como está escrito no item anterior. Nosso tempo vale muito e quando o economizamos...a mágica acontece.
4. Tranquilidade
Ter o controle da situação nos traz tranquilidade e saber que estamos fazendo tudo certo nos dá o domínio da situação.
Vale a pena, né? Então, a seguir, vou começar a desenvolver o assunto e destacar alguns pontos que irão ajudar na manutenção da higiene bucal:
· Escovação dentária, e primeiro de tudo, a escolha da escova dental perfeita.
· Utilização do fio dental: qual, quando e como?
· Avaliação da correta escovação.
· Programação da periodicidade de consultas de manutenção.
A escolha da escova dental:
1. Escolha o tipo de cerdas da sua escova: sempre opte pelas cerdas macias. Quando realizamos a escovação de forma correta conseguimos remover a placa bacteriana sem machucar a gengiva. Hoje existem escovas com cerdas quase 20x mais finas que limpam muito melhor as regiões entre a gengiva e o dente.
2. Escolha o tamanho da cabeça da sua escova: para as pessoas que possuem os sisos ou uma abertura de boca pequena, o ideal é usar uma escova dental com a cabeça menor para poder alcançar bem até o último dente, principalmente na face que está voltada para a bochecha.
3. Se você usa aparelho ortodôntico: hoje existem no mercado escovas específicas para quem usa aparelho fixo. Ela possui cerdas no formato em V que servem para remover a sujeira que impregnou além dos braquetes e fios.
4. Se você tem problemas de coordenação motora: a escova elétrica é bem indicada para estes casos, principalmente para as pessoas que necessitam de auxílio para realizar a escovação. Mas vale lembrar que todos que quiserem experimentar e se adaptarem podem optar pela escova elétrica, que é uma excelente opção.
Quanto à técnica de escovação, essa é individualizada para cada situação. Em um mesmo paciente eu posso orientar a utilização de mais de um tipo de escova e técnica para cada região da arcada dentária. Esta orientação acontece na consulta de check up, de profilaxia ou manutenção periódica preventiva. Tudo muito minucioso e individualizado.
Como já escrevi em outro post, eu prescrevo a escova e o creme dental para cada paciente e oriento na prática a escovação. Essa rotina faz parte da consulta e do processo de cuidado que tenho com a saúde do meu paciente.
O fio dental: (de igual importância pois a escovação e o fio dental se complementam).
Usar o fio dental é imprescindível, pois ele limpa uma superfície que a escova não alcança, então ele não é opcional. Quando não usamos o fio dental não estamos fazendo a higiene bucal completa.
Existem muitas dúvidas em relação ao uso do fio dental durante a higiene bucal.
E eu aposto que você mesmo já se perguntou: “Preciso passar o fio dental TODOS os dias?” ou “Afinal, qual é a sequência ideal: fio dental-escovação ou o contrário?
E também tem aquelas questões quanto à dificuldade de passar o fio entre os dentes, ou quando percebe que ele está trancando ou desfiando.
São tantas desculpas que eu escuto para não usá-lo: “É muito chato!” ou “Machuca minha gengiva quando eu passo. Sempre sangra.”
Vamos por partes então:
1. Precisa usar o fio dental todos os dias?
Sim. Pelo menos 1x ao dia devemos passar o fio em todos os dentes, 24h é o tempo necessário para conseguirmos desorganizar a placa bacteriana e evitar maiores inflamações gengivais.
2. Qual a sequência ideal: fio dental – escovação ou o contrário?
Eu oriento os meus pacientes a utilizarem primeiro o fio dental para deslocar qualquer alimento e só depois escovarem os dentes, mas nada impede de repassar o fio após a escovação novamente. O importante é sentir que está conseguindo atingir todas as faces do dente, inclusive as faces próximas à gengiva.
3. Por que o fio dental rasga ou não passa?
Neste caso você deve procurar seu dentista urgente para que ele examine se não há cárie ou alguma restauração desadaptada que esteja rasgando o seu fio dental.
4. Por que minha gengiva sangra quando passo o fio dental?
Quando a gengiva sangra é sinal que está inflamada. Neste caso, a orientação é continuar limpando e procurar o dentista para uma avaliação.
5. Existe diferença entre fio ou fita dental?
Sim, a fita é mais plana e desliza melhor nos espaços mais apertados. Mas o importante é usar o que você se adaptar melhor.
6. E quem usa aparelho fixo, contenção ortodôntica, ou prótese fixa envolvendo dois ou mais dentes?
Existem fios dentais como o superfloss para estes casos. O dentista deve orientar como usar durante a consulta de manutenção periódica.
O mais importante é que você tire todas as suas dúvidas com o dentista e entenda que para cada situação existem soluções mais eficazes para melhorar e manter a sua higiene adequada.
A avaliação da escovação e a indicação da periodicidade das consultas são revisadas por mim nas consultas de Manutenção Periódica e faço questão de revisar os hábitos e ensinar como realizar as técnicas corretas. Quem já fez esta consulta comigo sabe que estou sempre orientando a escovação, adaptando algum detalhe e apresentando novidades que possam facilitar ou melhorar a higiene e consequentemente a saúde bucal dos meus pacientes.
Ainda tem alguma dúvida?
Manda pra mim ou agenda uma consulta. Tenho certeza que será INCRÍVEL.
Venha conhecer o meu programa de prevenção e alcançar a saúde bucal plena.