Dor nos dentes ao consumir alimentos e bebidas frias ou doces?
- Ana Paula Braun
- 27 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de out. de 2022

A hipersensibilidade dentinária afeta grande parte da população e dependendo da intensidade a sensação de dor pode levar a diminuição da qualidade de vida.
Geralmente o paciente relata uma dor mais aguda e súbita, mas de curta duração que pode ser provocada pelo consumo de alimentos e bebidas frias, doces e até mais ácidas.
Para podermos entender exatamente que acontece é preciso explicar como são constituídos os dentes: a porção mais externa é o esmalte dentário e a camada mais interna é chamada de dentina. A dentina possui canais ou túbulos que ligam diretamente até a polpa dentária, onde fica a parte com o nervo do dente.
Normalmente os canais ou túbulos dentinários ficam recobertos pelo esmalte ou cemento (na raiz do dente). Mas quando o esmalte dos dentes possui algum desgaste ou a raiz está exposta (exposição radicular) ocorre a exposição da dentina ao meio bucal ocasionando a hipersensibilidade dentinária ou sensibilidade nos dentes.
Compreender as causas da hipersensibilidade dentinária é o primeiro passo para indicação de um correto tratamento. Então, uma boa anamnese, aquela conversa com o paciente durante a consulta é essencial. Muitas vezes compreendemos que a natureza daquela situação é multifatorial e precisamos atuar em diversas frentes para a eliminação da dor.
Podem ser causas da hipersensibilidade:
Gengivas retraídas devido ao excesso de força durante a escovação ou escovação inadequada (uso de escovas dentais com cerdas muito duras). Por isso sempre individualizo minha indicação de escova dental e pasta.
Doenças na gengiva, como periodontite e gengivite (inflamações gengivais que ocasionem a retração gengival). Nestes casos a programação das consultas ou retornos periódicos são fundamentais.
Retração gengival pela idade ou por problemas de oclusão. Avaliação da para função ou bruxismo, sempre é realizado durante o check up odontológico.
Alimentação ácida, que cause erosão no esmalte e a exposição na dentina.
Na primeira consulta e nas consultas de manutenção periódica preventiva sempre converso com meus pacientes sobre a hipersensibilidade dentinária. Através do exame clínico minucioso consigo identificar os locais e porque a sensibilidade está ocorrendo. Desta maneira podemos fazer um tratamento mais eficaz e acompanhar sempre que necessário prevenindo o seu aparecimento ou recidiva.
Conviver com dor não é nada agradável e poder estar satisfeito e sentir-se confortável com os seus dentes é essencial.

Ficou com mais alguma dúvida?
Eu posso ajudar você a conquistar a liberdade ao sorrir e sentir-se bem com a sua saúde bucal. Pois acredito que um sorriso saudável pode trazer mais conforto, confiança e prazer em viver. Agenda uma consulta, posso te mostrar tudo de uma maneira INCRÍVEL.