Dúvida muito comum e que necessita de atenção especial.
Paciente chega à consulta com uma fratura dentária, o dente fraturado possui um tratamento de canal sem qualidade, uma grande perda de estrutura dentária com extensão que invade a gengiva...muitos problemas a resolver em um único dente.
Neste momento o paciente questiona: vale a pena manter este dente?
Se a opção fosse manter o dente, a sequência de tratamentos seria: cirurgia para melhorar o acesso ao dente, retratar o canal, instalação de pinos dentro dos canais e coroa cerâmica.
Se a opção fosse extrair o dente: extração: biomaterial para preenchimento da cavidade pós cirúrgica, instalação do implante e prótese sobre implante.
Aproximadamente o mesmo preço e, em alguns casos, arriscaria em dizer que manter o dente poderia ter um custo mais elevado para o paciente.
Então, dente ou implante???
Para responder esta questão uso algumas premissas que orientam minha conduta seguindo um critério bem definido que é norteado pela manutenção da saúde.
O dente possui o ligamento periodontal que proporciona a propriocepção de mastigar, isto é, sentir o que estamos mastigando.
Como sabemos se mordemos um feijão ou uma pedra? Como sabemos se estamos mordendo partes crocantes? Porque temos ligamento periodontal, que liga o dente ao osso que o sustenta. O implante não possui esta estrutura para se conectar com o osso.
Ah.... mas você pode me dizer que é muito tratamento para salvar um dente e mantê-lo na boca, “pode ter problemas mais tarde” ou que seria melhor resolver tudo de maneira mais radical.… “imagina tratar o dente e depois ainda perdê-lo, melhor extrair logo!”
Bom, mas o que você gostaria de fazer se fosse a sua perna? Tratar e salvar ou partir para uma perna mecânica direto. E sim, como tudo na medicina ou odontologia, existe um tempo, uma possibilidade de acerto e falha. Não é uma ciência exata. Por isso, prevenir e manter a saúde sempre será a melhor opção.
Esses são somente dois pontos que podemos destacar. O mais importante é tentar sempre ir de encontro a saúde, seguindo critérios técnicos e éticos informando o paciente com embasamento científico sobre os assuntos que envolvem a sua saúde bucal.
Existem mais situações a serem consideradas e é essencial termos muita clareza e sinceridade na conduta.
Enfim, eu domino o método para manter seus dentes e, principalmente, a sua saúde bucal. Tenho os melhores parceiros que disponibilizam os melhores e mais tecnológicos tratamentos, participando conjuntamente deste processo.
Meu objetivo é ajudar pacientes a conquistar a liberdade de sorrir e sentir-se bem, porque acredito que um sorriso saudável pode trazer mais conforto, confiança e prazer em viver.
Ficou com alguma dúvida?
Venha conhecer meu plano de prevenção e manutenção de saúde bucal. Tenho certeza que será uma experiência incrível e única.