top of page
Grafismo Ana Paula Braun Dentista
  • Foto do escritorAna Paula Braun

Por que os dentes escurecem?

Atualizado: 11 de jul. de 2022

Não sei se você já percebeu, mas os dentes escurecem...


Muitos pacientes aqui no consultório questionam porque isto acontece. E neste post vou dar algumas informações bem interessantes sobre esta dúvida frequente.


Existem 4 motivos principais para o escurecimento dos dentes, vou descrever e apresentar as soluções que ofereço para os meus pacientes para cada uma destas situações.

1. Envelhecimento natural dos dentes: com o processo de envelhecimento natural do dente há um aumento na espessura da dentina (a segunda camada do dente) que é responsável pela cor. Quanto mais espessa mais escurecido o dente.


2. Traumas excessivos e bruxismo também estimulam a formação da dentina reparadora e ocorre o aumento da espessura deste tecido dentário e consequente o escurecimento do dente.


3. Bebidas e alimentos pigmentantes (café, vinho, chás, comidas com pigmento) promovem a pigmentação extrínseca, isto é, manchas nas superfícies dos dentes. Estas manchas também podem dar uma aparência mais escura aos dentes.


4. Traumatismo dentário: Podem provocar uma hemorragia no interior no dente e quando não tratada precocemente ocorre a pigmentação e escurecimento deste dente.


Mas a boa notícia é que para todas estas situações existe a possibilidade de clarear o seu sorriso novamente.


Para clarear os dentes escurecidos pelo envelhecimento natural do dente e pelos traumas excessivos e bruxismo pode ser realizado o clareamento caseiro ou em consultório (tenho descrito nos tratamentos aqui do site e um post específico sobre estas técnicas).


É importante saber que quanto antes realizarmos o restabelecimento da cor do dente melhor, pois a dentina reacional responsável pelo escurecimento dos dentes, nestes casos, possui um pigmento que não conseguimos alterar com tanta facilidade e quanto mais mineralizada ela fica mais difícil se torna o processo de clareamento.


Outra observação importante é que caso o escurecimento esteja acontecendo por algum hábito de apertamento dentário ou outro hábito parafuncional isto também deve ser tratado, para que se mantenha por mais tempo a cor conquistada pelo clareamento.


Já a pigmentação extrínseca e alteração de cor pelos pigmentos pode ser solucionada com uma profilaxia. Sabe-se que uma profilaxia profissional com técnica correta pode remover estas manchas e já promover uma aparência mais clara aos dentes. E é claro, caso o paciente ainda sinta a necessidade de deixar os seus dentes mais brancos podemos realizar uma das técnicas de clareamento, cada situação requer uma avaliação individualizada.


Uma batida mais forte em algum dente, que chamamos de traumatismo dentário, pode provocar uma hemorragia no interior da câmara pulpar do dente e requer um tratamento imediato para que não haja a pigmentação e escurecimento deste dente. Nestes casos, para o conseguir a alteração da cor utiliza-se a técnica de clareamento interno, o dente deve estar com o tratamento de canal pronto e em excelentes condições. Conseguimos avaliar tudo na consulta e, se necessário, são realizados exames complementares como radiografias digitais.


No meu consultório sempre realizo fotografias para o acompanhamento destes detalhes como alteração de forma e cor dos dentes. Conseguimos visualizar com muita clareza se alguma alteração está acontecendo e planejar qualquer intervenção com previsibilidade e segurança. Tudo com muito conhecimento científico, técnica e observando os desejos e necessidades de cada paciente.


Dentista Ana Paula Braun

Ficou com mais alguma dúvida ainda?


Entra em contato comigo, posso te ajudar. Agenda uma consulta, posso te mostrar tudo de uma maneira INCRÍVEL.




Comments


bottom of page