Quais os tipos de restauração após o tratamento de canal?
- Ana Paula Braun
- 14 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2022
Dúvidas como esta surgem com muita frequência no consultório. Existe ainda muito receio da fratura do dente após a realização de um tratamento de canal.

Fundamentalmente dentro da odontologia temos como princÃpio a manutenção e o restabelecimento da saúde bucal procurando manter dentes, sua forma, função e estética. E para os meus pacientes tenho um plano que busca justamente esta meta: a saúde bucal plena e estética do sorriso.
Uma das especialidades que tem mais evoluÃdo na odontologia é a Endodontia (o tratamento de canal), cada vez mais estamos conseguindo manter os dentes naturais e, com certeza, esta é a melhor decisão a ser tomada. Essa terapia atua principalmente na porção radicular desses dentes, mas o acesso é realizado através da coroa dentária (porção funcional e estética). Após a finalização do tratamento de canal deve ser realizada a restauração coronária para preservar o tratamento realizado e restabelecer a funcionalidade e estética do dente.
Muita Atenção! Adiar o tratamento restaurador após a finalização do tratamento de canal não é a melhor opção. Restaurações provisórias não previnem adequadamente a contaminação por longos perÃodos de tempo e podem colocar tudo a perder.
Os dentes tratados podem ficar muito fragilizados, com a estrutura comprometida e propenso a fraturas. Por este motivo, uma análise bem criteriosa deve ser feita no momento do planejamento da restauração. A quantidade de remanescente dentário, oclusão e estética orientam o meu planejamento.
Nos dentes posteriores em casos com menor destruição coronária, quando o acesso aos canais radiculares é realizado com técnica minimamente invasiva observamos a oclusão e contatos dentários para definir a extensão da restauração. Na maioria das vezes utilizo restaurações indiretas em porcelana ou resina para restabelecer a função e proteger o remanescente de forças oclusais.
Em alguns casos a perda da estrutura é mais extensa e requer a confecção de coroas em cerâmica e a utilização de retenção com a instalação de pinos no canal radicular para suportar a restauração ou coroa. De modo geral, os dentes tratados endodonticamente são considerados mais suscetÃveis à fratura e por isso adequarmos a técnica para cada caso é muito importante.
Enfim, o tratamento de canal é sim uma opção para recuperação da saúde do elemento dentário e a correta restauração uma solução para longevidade do dente.


Ainda ficou alguma dúvida sobre restaurações e tratamento de canal?
Entra em contato comigo e agenda uma consulta. Posso te ajudar a encontrar a melhor solução para a longevidade do dente.