Precisamos falar sobre isto. Um assunto muito sério... é que a complexidade dos tratamentos odontológicos aumentou neste último ano.
De maneira geral, a vida praticamente parou durante o período da pandemia e para algumas pessoas significou ficar 2 anos (ou mais) sem ir ao consultório odontológico para um check up (ou revisão). Certamente existem consequências para esta falta de atenção com a saúde bucal. No meu consultório durante as consultas de revisão ou até na primeira consulta tenho observado situações, antes menos frequentes, como o aumento no número de lesões de cárie e problemas periodontais (nas estruturas adjacentes aos dentes como gengivite e periodontite). No plano de tratamento as soluções para estes problemas estão mais complexas. Está sendo necessária maior intervenção restauradora (como trocas de restaurações com infiltração e reincidência de cárie) e alguns casos incluem a indicação de tratamentos de canal e coroas cerâmicas para a reabilitação funcional e estética dos dentes comprometidos.
Alguns pacientes já estavam sem ir ao consultório odontológico, e com a pandemia e o retorno foi adiado mais uma vez, somando assim, um período muito maior que o indicado. Tudo isso fez com que neste retorno fossem observadas situações de doença mais severas e suas consequências com complexidade na solução. Problemas agravados pela mudança de hábitos durante estes dois anos que se passaram, rotinas alimentares diferentes e cuidados com a escovação alterados.
Enfim, a realização do check up odontológico e a manutenção periódica preventiva deve ser reintroduzida na sua rotina de saúde. Não deixe pra depois! Entendo as objeções individuais de cada paciente e inclusive já escrevi um post sobre isso, mas dar o primeiro passo é essencial.
Em alguns casos podemos enfrentar um tratamento um pouco mais complexo e longo, mas certamente com um bom planejamento conseguiremos chegar à saúde bucal plena (minha meta conjunta com os pacientes do meu consultório).