Apesar de ser um termo desconhecido para muitas pessoas, trata-se de um problema bem comum e recorrente nos pacientes do consultório e na população em geral. A exposição radicular pode causar alguns efeitos indesejáveis que impactam negativamente nas atividades diárias do paciente.
Além de ser uma condição esteticamente desfavorável, pois os dentes parecem mais longos devido à exposição da porção radicular, pode haver muita sensibilidade ao consumir alimentos doces, frios, quentes ou ácidos. Ambas as situações fazem com que os pacientes cheguem ao meu consultório com queixas e procurando solucionar este problema.
Mas o é a exposição radicular? Quais as suas causas e consequências? O que podemos fazer para reduzir seu impacto na rotina diária? E como podemos tratá-la?
A exposição da raiz de um dente ocorre devido a retração da gengiva. E uma série de fatores pode contribuir para a retração gengival e consequente exposição radicular, os principais são: trauma mecânico pela escovação e apertamento dentário ou bruxismo, inflamação gengival pela placa bacteriana e a doença periodontal.
Com a raiz do dente exposta os problemas podem começar a aparecer. Maior dificuldade de higienização do local e o acúmulo de placa nesta região favorece o surgimento das cáries radiculares.
A ausência de esmalte acaba não protegendo os túbulos (ou canais) de dentina na raiz e a sensibilidade dentária pode ser bem incômoda e os pacientes queixam-se muito da hipersensibilidade dentária.
E como podemos resolver ou auxiliar estes casos? Primeiramente eu realizo a avaliação das retrações gengivais e identifico sua causa para assim estabelecer um plano de tratamento.
Realizo a orientação da higiene bucal com escova adequada e os movimentos de escovação que fazem a diferença, indico a utilização de cremes dentais para sensibilidade que auxiliam no controle da sensibilidade ao consumir alimentos ou líquidos frios. Identifico a presença de hábitos parafuncionais como o apertamento dentário ou bruxismo.
Em alguns casos realizo a restauração das cavidades formadas na exposição radicular. Ou ainda pode ser necessária a indicação de plásticas gengivais para recobrimento radicular em casos específicos.
Na consulta de manutenção periódica preventiva (MPP) sempre realizo este acompanhamento através de fotografias faço o controle da evolução de retrações gengivais, se necessário indico o correto tratamento preventivo e corretivo para cada situação.
Enfim, condição muito frequente e desagradável que consigo solucionar, tratar e prevenir em meus pacientes no consultório.
Ficou com alguma dúvida?
Venha conhecer meu plano de prevenção e manutenção de saúde bucal. Tenho certeza que será uma experiência incrível e única.